top of page
  • Foto do escritorMaria Montoro

Chapada Dos Veadeiros

Atualizado: 15 de set. de 2021

Quem me acompanha no instagram, sabe minha paixão e meu carinho por esse lugar. Meu primeiro contato foi em 2015 e depois disso nunca deixei de ir, é como se fosse meu momento de renovação anual, sabe ?


O miticismo é algo a levar em conta quando se planeja ir pra Chapada, lá passa o paralelo 14, que é uma linha imaginária que corta o planeta, atravessando Alto Paraíso e também a cidade peruana de Machu Picchu, outra região famosa pelo misticismo. Suas placas de quartzo e pedras preciosas também são famosas, além dos extraterrestes que dominam as cidades de Alto Paraíso e São jorge.

Considero que morei lá em duas temporadas diferentes, uma em 2017, na qual eu fiquei acampada no Camping do Pedu, em São Jorge, por 3 semanas e outra em 2020, que eu aluguei uma casa com uma amiga em Alto Paraíso e passei um mês. Fora as outras vezes que fui pra visitar em uma semana.


Além dessas datas, como já disse, vou desde 2015 e todos os anos depois, e por isso não conseguiria fazer um diário de bordo dia por dia, como é o intuito do blog, mas vou fazer um geralzão, falando sobre minhas experiências e cachoeiras mais gostosas.


BORA dar um mergulho de energia nesse lugar?!


Onde ficar?

Antes de chegar na Chapada dos Veadeiros, você precisa entender que dentro da chapada existem 3 lugares para ficar: Alto Paraíso (maior e com mais estrutura, é a cidade que você chega), São Jorge (é bem menor, mais roots e é a entrada do Parque Nacional) e Cavalcante (que é passando Alto Paraíso).



Eu sempre preferi ficar em São Jorge, acho mais aconchegante e adoro as ruas de terra, mas Alto Paraíso também tem seu charme e um lugar do outro são 30min de estrada, pertinho. Cavalcante é mais distante e eu nunca fiquei lá, mas já fiz alguns passeios em uma das cachoeiras que eu considero uma das mais fortes de todas.


Sempre aconselho alugar um carro em Brasília (onde chega pelo aeroporto) e ir dirigindo até a Chapada, da mais ou menos umas 3hrs. Se você estiver pensando em ir sozinho existem vários grupos de caronas e transfers também, mas ter um carro lá te da mais liberdade de ir e vir para as cachoeiras. Por outro lado, existe muita gente dando carona e é uma porta de entrada para conhecer novas pessoas.


Na minha última estadia lá em 2020 fui de carro de SP, foram 14hrs de estrada e paramos em Minas Gerais pra acampar e curtir um pouco das cachoeiras lá que são maravilhosas.


CAMPINGS EM SÃO JORGE (que eu já fiquei):

- Camping do Pedu ( tem a opção de chalé também!)

- Camping Taiuá


ALTO PARAÍSO:

- Fui uma vez e aluguei uma casinha no airbnb, bem no centro: https://www.airbnb.com.br/rooms/19953680?source_impression_id=p3_1596746103_twtIBR%2BZrwWJapZ0


Quando ir ?

Essa talvez seja a pergunta que mais me fizeram e sinceramente, eu já fui nas duas épocas, da seca (de abril a setembro) e na chuva (de outubro a março) e ambas os climas tem seus encantos; existem cachoeiras que só aparecem na época de chuva e também tem trilhas que não é recomendável fazer nessa época.

Na seca é mais fácil se planejar, pois provavelmente nada vai interferir no seu roteiro e é sol 100% do tempo! Sério. Na chuva, tem dias pra lavar a alma de tanta água que cai do céu, mas eu particularmente nunca peguei friofrio lá!


Quais cachoeiras são imperdíveis?

É difícil falar de melhores cachoeiras, pois cada um se conecta de um jeito com cada pedaço daquele lugar. Tudo que se olha e toca é especial!

Nas primeiras vezes que visitei a Chapada, fiz tudo sem guia, das outras vezes, conheci pessoas incríveis que me guiaram.. existem muitos passeios que só podem ser feitos com Guia, mas muitas outras é possível ir sozinha. Vou citar em ordem as que eu mais gostei até hoje e que lembro de cabeça (rs já foram muitas):


MACACÃO


Essa foi uma das últimas que eu fui e das mais emocionantes! Só chega com guia e carro 4x4. Sabe aquele lugar que você olha e pensa o quão pequeno você é diante da imensidão da natureza? Esse é o lugar. Gigantesco, com várias piscinas para nadar e a caminhada é linda!


CAVALCANTE REI E RAINHA

Quem for ficar mais tempo na Chapada, vale a pena tirar 1 ou 2 dias para ir pra Cavalcante, são as cachoeiras mais lindas e intocáveis (tirando a Santa Barbara, que EU PARTICULARMENTE, nunca tive vontade de conhecer), como diria meu amigo e guia Metal, é JURÁSSICO! Mata, verde, sem ninguém.. Ah, precisa de guia e carro pra chegar ate lá, Cavalcante e mais longe, passando Alto Paraíso, demora em torno de 1hr pra chegar ( de Alto Paraíso).


SIMAO CORREA

O Simão Correa eu conheci ano passado, 2020, quando passei um mês em Alto Paraíso. A chegada é surreal, me senti em outro mundo, a queda é muito grande e a caminha é longa, mas plana. Vale muito a pena!


MACAQUINHOS

Sabe aqueles parques aquáticos? é a cachoeira dos macaquinhos, com vários jumps, piscinas e caverna. A caminhada é tranquila, mas tem bastante pedra.


CATARATA DOS COUROS

Outra cachoeira que te faz pensar muito sobre o quão grande e a natureza! Sempre tive uma conexão muito forte com ela. Da pra chegar até o final e ver a última queda de cima, além de conseguir ir mergulhar.


PARQUE NACIONAL

Dentro do parque nacional ( que fica em São Jorge) tem algumas caminhadas que você pode escolher, existem as pernoites e as duas que eu fui, que você paga X e pode escolher qual fazer. Eu adoro o parque, as caminhadas são deliciosas e as cachus incríveis! Ah, sempre bom ir cedo, já tiveram vezes que eu cheguei e não consegui entrar, pois existe um limite de pessoas.


saltos, corredeiras e carrosel


canions e cariocas


ALMÉCEGAS


Eu sou apaixonada pela almécegas, sempre que vou pra Chapada, gosto de ir lá.. Infelizmente em 2020 ela estava fechada, mas é uma cachoeira fácil de chegar e super gostosa pra passar o dia.. em cima existem uns poços e embaixo a cachoeira. É incrível ir lá em épocas diferentes e ver a quantidade de água e verde.


SEGREDO


A cachoeira do segredo foi uma das primeiras que eu fui, estava chovendo MUITO, fui sem guia e chegando lá entendi o porque do nome "segredo". A queda da cachoeira é enorme e muito potente! Eu gosto de passar o dia na cachoeira e no segredo é difícil, pois é uma queda coberta por pedras desiguais, mas vale muito a pena conhecer! Ah, dica: não descer com carro até o último lugar, pois ele pode atolar RS experiência própria.


CORDOVIL E POÇO DAS ESMERALDAS

Conheci o cordovil e poço das esmeraldas com pessoas muitos especiais num momento de conexão forte. A caminhada é surreal ( e volta no por do sol então, nem se fala!) e a cachoeira linda, o poço tem alguns jumps também.


MIRANTE DA JANELA

Se você não gosta de andar e escalar, esqueça esse passeio! hahahah, é uma das caminhadas mais fortes, é super íngrime em alguns pontos e bem cansativo, mas o visual vale a pena! O único ponto é que não tem cachoeira. Existem alguns poços, dependendo da época, mas são pequenos.


ANJOS E ARCANJOS


Essa cachu em Alto Paraíso é a que aparece no filme Espaço Além da Marina Abramovich (quem não viu, veja!), são duas cachoeiras deliciosas, a caminhada é entre pedras, o que dificulta um pouco a chegada.


VALE DA LUA

Uma das mais faladas e clicadas da Chapada, realmente é lindo! As rochas e suas formas são encantadoras, mas em questão de cachoeira, não tem nada. São alguns poços, com pequenas quedinhas. É super fácil de chegar e gostoso de passar o dia descansando!


LOQUINHAS

Conheci da última vez que fui, é perto de Alto Paraíso, caminhada curtinha e poços lindos, com a luz sol batendo o dia todo.


MORADA DO SOL

Fui uma vez, bem cedinho, e estava só eu e meu companheiro na época, foi mágico e eu tenho lembranças muito boas daquele lugar, mas é bem pequena.


RAIZAMA

Essa foi a primeira cachoeira que eu fui na Chapada, logo de cara eu amei! A energia, a caminhada pulando troncos, foi uma delícia! Nunca mais voltei, mas tenho um carinho especial por lá. Tem um poço gostoso pra ficar estirado.


GUIAS ( e amigos queridos):

Joãozinho: @joaoaccioly

Metal: @metal.adventure


RESTAURANTES


NAMASTE POUSADA E TERAPIAS: Esse lugar é um dos mais especiais que eu já estive. Desde a minha primeira ida, faço questão de reservar café da manhã lá. Fica na entrada de São Jorge e tudo lá tem uma via da ayurveda, não é um café da manhã normal, é uma experiência gastronômica, eles fazem tudo na hora e explicam tudo o que estão colocando na mesa. É incrível! Além das terapias e da hospedagem em si.



RANCHO DO WALDOMIRO: No caminho entre São Jorge e Alto, existem um lugar típico lá que é o Rancho do Waldomiro, além da comida, tem uma degustação de cachaças feitas lá. É um lugar que precisa conhecer! É aberto no almoço, se não me engano até umas 16/17hrs.





RISOTERIA: Sempre quando eu vou com alguém, uma noite eu separo pra risoteria. É um cantinho em São Jorge, delicioso, super aconchegante e com um cardápio só de risotos. É incrível!


RESTAURANTE BURITIS: Pra quem fica em São Jorge e escolhe uma opção low cost, esse restaurante é tudo! Você faz seu macarrão (ou salada) personalizado, com vários ingredientes e pode repetir, rs.


CRAVO E CANELA: Em Alto Paraíso, um dos meus restaurantes preferido no mundo! Sério. Vegano, plant based e o pessoal de lá é super atencioso. Pra quema inda tem pré conceitos, lá é o lugar pra quebrá-los, a comida é sensacional e tem várias opções!


COISAS DA DRICA: A Drica fica em Alto Paraíso, além de servir um almoço e jantar á luz de velas, é um espaço de várias marcas. Vale a pena conhecer!


ALQUIMIA: vegetariano em Alto Paraíso, de kilo super gostoso!


FEIRA DO PRODUTOR RURAL: de terça e sábado rola a feira do produtor local! Tem verduras orgânicas, enre várias comidas veganas e produtos naturais.


Existem vários restaurantezinhos e pizzarias espalhados tanto por Alto quanto por São Jorge, esses são os indispensáveis e os que eu posso falar com propriedade. Em relação a hospedagem, eu acampei mais do que fiquei em pousada/hotel, então o que eu posso falar são dos campings e do airbnb que alugamos.


Espero que minha vivência e dicas ao longo desses 6 anos de Chapada dos Veadeiros ajude vocês e que consigam imergir nesse lugar tão especial! Me contem quando forem =)


Nos meus destaque no insta, tem mais fotos e vídeos. E qualquer dúvida é bem-vinda!


Boa viagem!




697 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

 Outros posts                                             

bottom of page